Sejam Bem Vindos

Sejam Bem Vindos
Maquetes da exposição " Cidade de Salvador"

sábado, 18 de dezembro de 2010

Estamos buscando a Revitalização do Nosso Conselho Escolar.

A organização da sociedade, com vistas à produção e reprodução de si mesma, sinaliza para um Estado que garanta a devida funcionalidade capitalista. Diante disso, atualmente, atribui-se à educação a prerrogativa de construção de um sistema com estrutura e funcionamento adequados ao ensino das novas gerações. A escola, nesse cenário, é escolhida como a instituição encarregada dessa missão, qual seja, a difusão dos conhecimentos selecionados a serem por ela veiculados.
Desta forma entende-se o Conselho escolar como um dos meios para a execução das práticas democráticas que são permeadas pela atuação dos membros dos segmentos e devem resultar em uma administração que prima pela participação ativa de todos os envolvidos, com a finalidade de envolver a todos na comunidade escolar para o desenvolvimento de cidadãos.
Ao iniciar uma nova gestão em junho do ano de 2010 na Escola Municipal Visconde de Cairú, observamos que o Conselho Escolar não funcionava com regularidade e efetividade, desta forma, o grupo gestor passou a programar algumas ações que objetivassem a formação e informação dos membros a fim de garantir um real funcionamento do referido setor.


Cronograma das Ações:

Agosto
Mobilização da comunidade através de cartazes espalhados na escola, portão e distribuição de convites para os membros dos segmentos.

1ª quinzena de setembro
Mesa redonda com os representantes dos segmentos envolvidos para a leitura dos artigos que constam a base legal para funcionamento do conselho escolar.

2ª quinzena de setembro
Reunião para formação dos membros do Conselho

1ª quinzena de outubro
Reunião para formação dos membros do Conselho

2ª quinzena de outubro
Reunião para leitura das ações do PDE

Observação: Após a 2ª quinzena de outubro realizamos mais uma reunião para efetivar as finanças do PDE, PDDE e Escola Aberta. Além de reunião final no mês de dezembro para avaliar questões pedagógicas de alunos indicados pelas professoras do 5° ano, por dificuldades de aprendizagem.
O funcionamento do Conselho neste ano deverá ser avaliado inicialmente pelos professores na pré-jornada do dia 20/12/2010 e pelo próprio Conselho no inicio do ano letivo de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário